Relatividade Geral e Astrofísica Relativística

Meu trabalho envolve o estudo de ondas gravitacionais e objetos compactos, tais como buracos negros e estrelas de nêutrons (e também gravastares), usando a teoria da Relatividade Geral. As observações de ondas gravitacionais podem fornecer importantes informações astrofísicas sobre objetos compactos, e também sobre o comportamento da matéria em situações extremas, como no interior das estrelas de nêutrons.

O estudo de ondas gravitacionais envolve relatividade geral e teoria de perturbação. Objetos compactos perturbados e sistemas binários emitem ondas gravitacionais (oscilações do espaço-tempo que se propagam com a velocidade da luz), segundo a teoria de Einstein.

Observações indiretas de ondas gravitacionais já foram realizadas no passado! O Prêmio Nobel de 1993 foi dado pela detecção indireta das ondas gravitacionais do pulsar binário PSR 1913+16.

A primeira detecção direta de ondas gravitacionais aconteceu em 14 de stembro de 2015 e foi anunciada pelo time do detector LIGO em 11 de fevereiro de 2016. As observações forneceram provas sobre a existência de buracos negros, sistemas bináios de buracos negros e a validade da teoria da relatividade. Além disso, ganharam o Prêmio Nobel de 2017!

Existem diferentes detectores de ondas gravitacionais sendo desenvolvidos em todo o mundo. No Brasil, o detector Mario Schenberg está sendo desenvolvido.



Mais informações e links interessantes