Álgebra Linear

Atendimento: Quartas  feiras das  16:00 horas até às 17:00 hs. na sala 817 do Bloco B.

Gabarito

Plano de Ensino

 

Ementa de Álgebra Linear:

Espaço Vetorial: Definição e exemplos. Subespaços vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência linear. Base de um espaço vetorial e mudança de base. Sistemas de Equações Lineares: Sistemas e matrizes. Matrizes escalonadas. Sistemas homogêneos. Posto e Nulidade de uma matriz. Determinantes.  Transformações Lineares: Definição de transformação linear e exemplos. Núcleo e imagem de uma transformação linear. Transformações lineares e matrizes. Matriz mudança de base. Autovalores e Autovetores: Polinômio característico. Base de autovetores. Diagonalização de operadores. Produto interno.

Listas de Exercícios

Bibliografia Principal

ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra Linear com Aplicações. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

APOSTOL, T. M. Cálculo II: cálculo com funções de várias variáveis e álgebra linear, com aplicações às equações diferenciais e às probabilidades. Waltham: Reverté, 1996.

BOLDRINI, J. L.; COSTA, S. L. R.; FIGUEIREDO, V. L.; WETZLER, H. G. Álgebra Linear. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1986.

 

Bibliografia Complementar

AXLER, S. Linear Algebra Done Right. 3rd ed. New York: Springer-Verlag, 2015.

CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. H.; COSTA, R. C. F. Álgebra Linear e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990.

COELHO, F. U.; LOURENÇO, M. L. Um curso de Álgebra Linear. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2005.

HOFFMAN, K.; KUNZE, R. A. Linear Algebra. 2nd ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1971.

LANG, S. Linear Algebra. 3rd ed. New York: Springer-Verlag, 1987.

LIMA, E. L. Álgebra Linear. 7. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.

  • Critérios de Avaliação:

Avaliação

Avaliações: 2 provas,  prova substitutiva e exame de recuperação.
Datas das Avaliações
  • P1: 25/03/2024
  • P2:  29/04/2024
  • Substitutiva: 03/05/2024
  • Exame: 12/06/2024 às 10:00 horas.
Média:
  •   Se a menor nota entre provas 1, 2 e substitutivas for menor ou igual do que 2.5 então o conceito do aluno será F e poderá reverter esse conceito na prova de recuperação.
  • Se a menor das notas entre todas as provas for maior do que 2.9 então a média final será
MC=0,4 * P1+ 0,6 * P2
Sendo:
  • P1 a nota da primeira prova
  • P2 a nota da segunda prova

Para os alunos que necessitem de exame a média final pós exame será:

MF= 0,6 . MC + 0,4 . E

sendo  E a nota no exame.

Tabela de conversão

Média final
Conceito
 0 ≤ MF<4,5
F
4,5 ≤ MF<5
D
5 ≤ MF<7
C
7 ≤ MF<8,5
B
8,5 ≤ MF<10
A

Conceitos:

  • A – Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.
  • B – Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
  • C – Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
  • D – Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
  • F - Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.

Fonte: Projeto do BC&T

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