Plano de Ensino
Notas das Provas
Ementa de Álgebra Linear:
Espaço Vetorial: Definição e exemplos. Subespaços vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência linear. Base de um espaço vetorial e mudança de base. Sistemas de Equações Lineares: Sistemas e matrizes. Matrizes escalonadas. Sistemas homogêneos. Posto e Nulidade de uma matriz. Determinantes. Transformações Lineares: Definição de transformação linear e exemplos. Núcleo e imagem de uma transformação linear. Transformações lineares e matrizes. Matriz mudança de base. Autovalores e Autovetores: Polinômio característico. Base de autovetores. Diagonalização de operadores. Produto interno.
Listas de Exercícios
Bibliografia Principal
ANTON, H.; RORRES, C. Álgebra Linear com Aplicações. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
APOSTOL, T. M. Cálculo II: cálculo com funções de várias variáveis e álgebra linear, com aplicações às equações diferenciais e às probabilidades. Waltham: Reverté, 1996.
BOLDRINI, J. L.; COSTA, S. L. R.; FIGUEIREDO, V. L.; WETZLER, H. G. Álgebra Linear. 3. ed. São Paulo: Harbra, 1986.
Bibliografia Complementar
AXLER, S. Linear Algebra Done Right. 3rd ed. New York: Springer-Verlag, 2015.
CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. H.; COSTA, R. C. F. Álgebra Linear e Aplicações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1990.
COELHO, F. U.; LOURENÇO, M. L. Um curso de Álgebra Linear. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2005.
HOFFMAN, K.; KUNZE, R. A. Linear Algebra. 2nd ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 1971.
LANG, S. Linear Algebra. 3rd ed. New York: Springer-Verlag, 1987.
LIMA, E. L. Álgebra Linear. 7. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2003.
- Critérios de Avaliação:
Avaliação
- P1: 09/08/2024
- P2: 10/09/2024
- Substitutiva: 13/09/2024
- Exame: 20/09/2024 às 19:00 horas. Sala 214 Bloco A.
- A média final será
- P1 a nota da primeira prova
- P2 a nota da segunda prova
Para os alunos que necessitem de exame a média final pós exame será:
MF= 0,6 . MC + 0,4 . E
sendo E a nota no exame.
Tabela de conversão
Conceitos:
- A – Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.
- B – Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
- C – Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
- D – Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
- F - Reprovado. A disciplina deve ser cursada novamente para obtenção de crédito.
Fonte: Projeto do BC&T