Bases Matemáticas – 2º Q de 2010

Avaliação do Curso de Bases Matemáticas

Dados BCT

Amostra: alunos de Bases Matemáticas 2º Quadrimestre de 2010

Número de alunos: 223 alunos presenciais

 

  1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso

Moda

4

Média

3,87

Desvio Padrão

0,76

 

Análise: Boas partes dos alunos possuíam os pré-requisitos, porém há uma grande variação.

 

  1. O conteúdo de Bases Matemáticas será útil ao curso de FUV e a outros cursos posteriores

Moda

5

Média

4,4

Desvio Padrão

0,89

Análise: Os alunos Concordam que o curso de bases é útil aos cursos posteriores.

 

 

  1. A ementa do curso de Bases é adequada

Moda

4

Média

4,3

Desvio Padrão

0,74

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A bibliografia adotada foi adequada

Moda

4

Média

4,4

Desvio Padrão

0,65

 

  1. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante

Moda

4

Média

4,2

Desvio Padrão

0,55

 

 

  1. A dificuldade do curso de Bases foi:

Moda

3

Média

3,43

Desvio Padrão

0,99

 

  1. Comparado aos outros cursos do mesmo trimestre de FUV o curso de bases é:

Moda

2

Média

2,6

Desvio Padrão

0,87

 

Análise: Os alunos acharam o curso de Bases mais difícil que os outros cursos do mesmo trimestre

 

 

 

  1. Quais desses conteúdos foram ensinados no seu ensino médio?

Respostas muito variadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade

A freqüência foi muito similar. Por ordem de freqüência: funções ,limites,indução, conjuntos

         

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado

Moda

3

Média

3,14

Desvio Padrão

0,67

 

       

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:

Moda

3

Média

3,12

Desvio Padrão

0,64

 

 

  1. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T

Moda

4

Média

3,67

Desvio Padrão

0,81

 

 

 

 

 

  1. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV

Moda

1

Média

0,98

Desvio Padrão

0,05

 

98% dos alunos acham que o curso de bases deve ser mantido no BC&T.

 
  1. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:

Moda

4

Média

3,84

Desvio Padrão

0,33

 

O curso de bases foi avaliado Positivamente pelos alunos

       

Dados BCH

Número de alunos: 42

 

1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso

Moda

3

Média

3,22

Desvio Padrão

0,93

 

 

 

 

 

  1. O conteúdo de Bases Matemáticas será útil outros cursos posteriores

Moda

3

Média

3,6

Desvio Padrão

0,73

Análise: Os alunos Concordam parcialmente que o curso de bases é útil aos cursos posteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A ementa do curso de Bases é adequada

Moda

4

Média

3,82

Desvio Padrão

0,71

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A bibliografia adotada foi adequada

Moda

3

Média

3,2

Desvio Padrão

0,65

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante

Moda

3

Média

3,36

Desvio Padrão

0,74

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A dificuldade do curso de Bases foi:

Moda

4

Média

4,2

Desvio Padrão

0,73

 

Análise: Os alunos acharam a dificuldade do curso elevada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Comparado aos outros cursos do quadimestre, o curso de bases é:

Moda

2

Média

1,7

Desvio Padrão

0,55

 

Análise: Os alunos acharam o curso de Bases mais díficil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Quanto do conteúdo de Bases Matemática foi ensinado no seu ensino médio?

Moda

3

Média

2,94

Desvio Padrão

0,92

 

 

 

 

 

Análise: Na avaliação dos alunos metade do conteúdo de Bases foi ensinado no ensino médio. Merece destaque que há novamente uma grande variação.

 

 

 

 

  1. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade
Por ordem de freqüência: Indução, limites, funções, conjuntos        

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado

Moda

3

Média

3,04

Desvio Padrão

0,65

 

       

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:

Moda

3

Média

3,06

Desvio Padrão

0,64

 

 

 

 

 

  1. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T

Moda

3

Média

3,43

Desvio Padrão

0,67

 

 

 

 

 

  1. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV

Moda

1

Média

0,93

Desvio Padrão

0,32

 

98% dos alunos acham que o curso de bases deve ser mantido no BC&T.

 
  1. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:

Moda

4

Média

3,24

Desvio Padrão

0,44

 

O curso de bases foi avaliado Positivamente pelos alunos

       

Formulário – Avaliação Curso de Bases Matemática

  1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  2. O conteúdo de Bases Matemáticas foi útil ao curso de FUV e a outros cursos posteriores
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  3. A ementa do curso de Bases é adequada
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  4. A bibliografia adotada foi adequada
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  5. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  6. A dificuldade do curso de Bases foi:
    5- Muito Alta 4-Alta 3- Adequada 2- Pouca 1- Muito Pouca
  7. Comparado ao curso de FUV o curso de bases é:
    5- Muito fácil

     

    4-Mais fácil 3- Tem o mesmo grau de dificuldade 2- Mais difícil 1- Muito difícil
  8. Quanto do conteúdo de Bases Matemática foi ensinado no seu ensino médio?
    5- Todo 4-Boa parte 3- Metade 2-Apenas um pouco 1-Nada
  9. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade
    Lógica

     

    Conjuntos Indução Funções Limites
  10. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  11. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  12. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
             
  13. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV
    5- Deve se manter Bases matemáticas

     

    4-Deve se começar diretamente com FUV
  14. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:
5- Muito Positiva

 

4-Positiva 3- Neutra 2- Negativa 1- Muito Negativa
  1. Qual o ponto mais positivo do curso de Bases Matemática:

 

 

 

 

 

  1. Qual o ponto mais negativo do curso de Bases Matemática:

 

 

 

 

 

Comentários/ Observações/ Críticas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Avaliação do Curso de Bases Matemáticas

Dados BCT

Amostra: alunos de Bases Matemáticas 2º trimestre de 2010

Número de alunos: 223 alunos presenciais

 

  1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso

Moda

4

Média

3,87

Desvio Padrão

0,76

 

Análise: Boas partes dos alunos possuíam os pré-requisitos, porém há uma grande variação.

 

  1. O conteúdo de Bases Matemáticas será útil ao curso de FUV e a outros cursos posteriores

Moda

5

Média

4,4

Desvio Padrão

0,89

Análise: Os alunos Concordam que o curso de bases é útil aos cursos posteriores.

 

 

  1. A ementa do curso de Bases é adequada

Moda

4

Média

4,3

Desvio Padrão

0,74

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A bibliografia adotada foi adequada

Moda

4

Média

4,4

Desvio Padrão

0,65

 

  1. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante

Moda

4

Média

4,2

Desvio Padrão

0,55

 

 

  1. A dificuldade do curso de Bases foi:

Moda

3

Média

3,43

Desvio Padrão

0,99

 

  1. Comparado aos outros cursos do mesmo trimestre de FUV o curso de bases é:

Moda

2

Média

2,6

Desvio Padrão

0,87

 

Análise: Os alunos acharam o curso de Bases mais difícil que os outros cursos do mesmo trimestre

 

 

 

  1. Quais desses conteúdos foram ensinados no seu ensino médio?

Respostas muito variadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade

A freqüência foi muito similar. Por ordem de freqüência: funções ,limites,indução, conjuntos

         

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado

Moda

3

Média

3,14

Desvio Padrão

0,67

 

       

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:

Moda

3

Média

3,12

Desvio Padrão

0,64

 

 

  1. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T

Moda

4

Média

3,67

Desvio Padrão

0,81

 

 

 

 

 

  1. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV

Moda

1

Média

0,98

Desvio Padrão

0,05

 

98% dos alunos acham que o curso de bases deve ser mantido no BC&T.

 
  1. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:

Moda

4

Média

3,84

Desvio Padrão

0,33

 

O curso de bases foi avaliado Positivamente pelos alunos

       

Dados BCH

Número de alunos: 42

 

1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso

Moda

3

Média

3,22

Desvio Padrão

0,93

 

 

 

 

 

  1. O conteúdo de Bases Matemáticas será útil outros cursos posteriores

Moda

3

Média

3,6

Desvio Padrão

0,73

Análise: Os alunos Concordam parcialmente que o curso de bases é útil aos cursos posteriores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A ementa do curso de Bases é adequada

Moda

4

Média

3,82

Desvio Padrão

0,71

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A bibliografia adotada foi adequada

Moda

3

Média

3,2

Desvio Padrão

0,65

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante

Moda

3

Média

3,36

Desvio Padrão

0,74

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. A dificuldade do curso de Bases foi:

Moda

4

Média

4,2

Desvio Padrão

0,73

 

Análise: Os alunos acharam a dificuldade do curso elevada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Comparado aos outros cursos do quadimestre, o curso de bases é:

Moda

2

Média

1,7

Desvio Padrão

0,55

 

Análise: Os alunos acharam o curso de Bases mais díficil

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Quanto do conteúdo de Bases Matemática foi ensinado no seu ensino médio?

Moda

3

Média

2,94

Desvio Padrão

0,92

 

 

 

 

 

Análise: Na avaliação dos alunos metade do conteúdo de Bases foi ensinado no ensino médio. Merece destaque que há novamente uma grande variação.

 

 

 

 

  1. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade
Por ordem de freqüência: Indução, limites, funções, conjuntos        

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado

Moda

3

Média

3,04

Desvio Padrão

0,65

 

       

 

       
  1. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:

Moda

3

Média

3,06

Desvio Padrão

0,64

 

 

 

 

 

  1. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T

Moda

3

Média

3,43

Desvio Padrão

0,67

 

 

 

 

 

  1. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV

Moda

1

Média

0,93

Desvio Padrão

0,32

 

98% dos alunos acham que o curso de bases deve ser mantido no BC&T.

 
  1. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:

Moda

4

Média

3,24

Desvio Padrão

0,44

 

O curso de bases foi avaliado Positivamente pelos alunos

       

Formulário – Avaliação Curso de Bases Matemática

  1. Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  2. O conteúdo de Bases Matemáticas foi útil ao curso de FUV e a outros cursos posteriores
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  3. A ementa do curso de Bases é adequada
    5- Concordo Plenamente 4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  4. A bibliografia adotada foi adequada
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  5. O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  6. A dificuldade do curso de Bases foi:
    5- Muito Alta 4-Alta 3- Adequada 2- Pouca 1- Muito Pouca
  7. Comparado ao curso de FUV o curso de bases é:
    5- Muito fácil

     

    4-Mais fácil 3- Tem o mesmo grau de dificuldade 2- Mais difícil 1- Muito difícil
  8. Quanto do conteúdo de Bases Matemática foi ensinado no seu ensino médio?
    5- Todo 4-Boa parte 3- Metade 2-Apenas um pouco 1-Nada
  9. Em qual desses tópicos você teve maior dificuldade
    Lógica

     

    Conjuntos Indução Funções Limites
  10. Você encontrou dificuldades com o grau de abstração com que o curso foi ministrado
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  11. Você encontrou dificuldades com as manipulações algébricas envolvidas no curso de Bases matemáticas:
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
  12. O curso de Bases será importante para a sua formação Pós BC&T
    5- Concordo Plenamente

     

    4-Concordo 3- Concordo Parcialmente 2- Discordo 1- Discordo Plenamente
             
  13. Você acha que o curso de bases deve ser mantido ou que o BC&T deve começar diretamente com FUV
    5- Deve se manter Bases matemáticas

     

    4-Deve se começar diretamente com FUV
  14. De modo geral a sua avaliação sobre o curso de Bases Matemática é:
5- Muito Positiva

 

4-Positiva 3- Neutra 2- Negativa 1- Muito Negativa
  1. Qual o ponto mais positivo do curso de Bases Matemática:

 

 

 

 

 

  1. Qual o ponto mais negativo do curso de Bases Matemática:

 

 

 

 

 

Comentários/ Observações/ Críticas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniel Miranda :