Relatório 12/04/2002 Neste relatório sucinto estão descritas algumas atividades recentes do desenvolvimento da câmera virtual. (Carlos, provavelmente esqueci de muitas coisas que você fez, pois a idéia deste e-mail veio de última hora e não pude consultá-lo, então compilei uma lista de última hora.) (Francisco, agora que você já está envolvido nisto como gerente de desenvolvimento, boa sorte) Estou agindo na direção de formalizar alguns processos que se fazia de forma informal e que não estavam funcionando direito, causando insatisfação para desenvolvedores programadores e desenvolvedores geradores de idéias, e elevando o grau de frustração médio deste projeto para graus desnecessários. Este e-mail é uma pequena ação para tentar melhorias, e num futuro próximo proporei mais algumas. O que foi feito nas últimas duas semanas: - Descoberto bug que impedia que parâmetros fossem retornados pela VirtualCamera quando esta funcionava como componente ActiveX. (Carlos) - Finalização dos capítulos da documentação que versam sobre importação de conteúdo e sobre ActiveX. Estes são os últimos capítulos essenciais da documentação. (Fábio) - Começo do projeto das classes para adicionar a característica de realização de ações de translação, rotação e scaling utilizando somente o mouse. Esta tarefa foi "pausada" para que se realizasse a reengenharia de alguns trechos de código relacionados a eventos e popup menus das vistas. (Fábio) - Estudo da nova API para importação de arquivos VRML e X3D do Web 3D Consortium por parte do Carlos, que desenvolveu um importador de conteúdo baseado na nova biblioteca. A motivação para se fazer isto era resolver bugs existentes na importação de luzes. Infelizmente o bug continua, mas temos duas opções de bibliotecas agora. (Carlos) - Estudo da biblioteca do Java 3D Flythrough. Há diversas classes interessantes nesta biblioteca, e foi a primeira vez que um membro do projeto teve tempo de farejá-la mais de perto e ganhar um feeling de quando e como ela poderá nos ajudar. (Carlos) - Primeiro empacotamento de um componente ActiveX baseado apenas em informação contida na documentação da Virtual Camera. Prova de que a documentação está quase boa. (Carlos) - Participação na reunião do DEVILS (Kogler, Carlos e Fábio) - Reunião (não planejada)para discutir o projeto do componente que permite simular a projeção de raios sobre um determinado objeto. (Fábio e Carlos) - Começo da extensão da ferramenta de medição de distância para que esta meça distâncias em direções arbitrárias, e não somente em direções paralelas aos eixos principais do mundo virtual. (Carlos) Tarefas pendentes: - A câmera virtual em sua forma ActiveX precisa retornar alguns valores que podem ser lidos na interface, mas estão inacessíveis a métodos ActiveX, como posição e orientação de objetos. - Posicionamento de objetos através do mouse, máquina de estados para a interface gráfica (Estou trabalhando nisto) - Criação de medidores de distância que funciona para direções arbitrárias (Carlos está trabalhando nisso) - Resolver bug nas rotações locais dos objetos. - Mostra na tela os eixos em relação aos quais rotações, translações e operações de escala estão sendo executados. (Muitas pessoas no mundo estão trabalhando nisto) (...)Há muitas mais, e precisamos de uma ferramenta para gerenciar isto. Propostas para melhoria do acompanhamento do projeto: - Este e-mail passará a ser enviado semanalmente. - Adoção de alguma ferramenta que permita acompanhar em que atividade cada membro do projeto está trabalhando - Uma solução que permita acompanhar task lists e wish lists do projeto. Na próxima semana proponho uma reunião entre Kogler, Carlos e eu para levantarmos quais as próximas aplicações pretendidas para a câmera virtual e estabelecermos umm roadmap de prioridades. Volto a falar sobre isso na segunda. Também tenho algumas idéias sobre porque o processo de projeto não está muito fluente, e pretendo formalizá-las sob a forma de um relatório LIVES. A documentação, em sua versão atual, está na área compartilhada, precisa ainda de uma revisão para corrigir alguns problemas de estrutura, mas sintam-se à vontade para dar uma olhada: "\\libedusrv01\originais\Lives\AREA COMPARTILHADA\Documentação Virtual Camera 12-04-2002" Até mais e bom fim-de-semana Fábio