Horário --- 3ª 10hs na 207-0 e 5ª
nas semanas pares 08hs na 214-0
TPI: 3-0-4
Recomendações: BM e FUV
Objetivos: Introduzir os conceitos essenciais da teoria de probabilidade e suas implicações na estatística.
Ementa: Princípios básicos de análise combinatória. Definição de probabilidade. Probabilidade condicional e independência. Variáveis aleatórias. Funções distribuição de probabilidades discretas e contínuas. Principais distribuições: de Bernoulli, binomial, de Poisson, geométrica, hipergeométrica, uniforme, de Cauchy, exponencial, normal. Variáveis Aleatórias Independentes. Valor médio e variâncias. Estatística descritiva. Lei fraca dos Grandes números. Teorema Central do Limite. Consequências do Teorema central do Limite.
Bibliografia
Essa serão os livros que usaremos na disciplinas. Há outros livros interessantes que contemplam a ementa, confira a bibliografia completa aqui.
A availação consiste de duas provas e uma sub aberta do mal.
A avaliação final de cada aluno não será o resultado de alguma média feita a partir das avaliações. O resultado de cada avaliação é um conceito que leva em conta o resultado das avaliações até o momento.
O aluno que faltou em dia de prova por qualquer motivo pode fazer a substitutiva no final do quadrimestre, ou se faltou por uma justificativa válida pode, se quiser, entrar em contato por email o quanto antes para agendar uma 2a chamada.
Entrega de exercícios:Participação e entrega de exercícios serão considerados no conceito final, não são obrigatórios.
O conceito final da disciplina poderá ser:
F Reprovado. O aluno deve cursar novamente a disciplina.
D Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
C Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina, habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e prosseguir em estudos avançados.
B Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso dos conceitos da disciplina.
A Desempenho excepcional, demonstrando excelente compreensão da disciplina e do uso da matéria.