Código NHI2049-13 (BC 1426)
TPI 4-0-4
Onde 3ª 21h na 311-2 e
6ª 19h na 311-2.
Ementa: Cálculo
proposicional. Cálculo de predicados. Semântica. Consistência e
completude. [+info]
Cálculo proposicional (ou sentencial) clássico: noções
de linguagem, conectivos, dedução e teorema, semântica de
valorações. Cálculo clássico de predicados de primeira
ordem: os conceitos de linguagem de primeira ordem,
igualdade, teorema da dedução, conseqüência sintática.
Semântica: noções de interpretação, verdade em uma
estrutura, modelo. O conceito formal de teoria, fecho
dedutivo. Exposição informal de temas, e.g., acerca da consistência de
teorias, completude de teorias.
Objetivos: Apresentar conceitos e teoremas de lógica de
primeira ordem clássica e seus usos na atividade conceitual em
matemática e computação.
Referências
[+info]
Eu uso [1], [2], [5] e [14] para preparar as aulas.
- Stefan BILANIUK, A Problem Course in Mathematical Logic
(pdf)
- Wolfgang RAUTENBERG, A Concise Introduction to Mathematical
Logic. [511.3RAUTco3]. Livro
eletrônico (IP da UFABC)
- Elliott MENDELSON. Introduction to mathematical
logic.[511.3
MENDin4]; [511.3
MENDin5]
- Herbert ENDERTON,A mathematical introduction to
logic. [511.3 ENDEma2]
(aqui)
- D. Van DALEN, Logic and
structure. (pdf)
[511.3
DALl4]
Bibliografia complementar
-
R. SMULLYAN, Lógica de primeira ordem.
[511.3 SMUl]
-
M. BEN-ARI,
Mathematical Logic for Computer Science
Livro
eletrônico (IP da UFABC) [005.133
BENAad2]
- C. MORTARI, Introdução à lógica.
[511.3
MORTin]
Notas de aula
-
Lou van den Dries, Mathematical Logic Lecture Notes
(pdf)
-
David W. Kueker, Notes on Mathematical Logic
(pdf)
- Rogério Fajardo, Lógica Matemática
pdf
Para os mais empolgados
-
Joseph R. SHOENFIELD, Mathematical logic
[511.3 SHOEma]
- Peter G HINMAN,
Fundamentals of mathematical logic
[511.3 HINf]
Um livro didático
-
Leônidas HEGENBERG, Lógica. (aqui)
Material Complementar
- Logicomix: An epic search for truth by Apostolos
Doxiadis, Christos Papadimitriou
- R. Bianconi,
Como
ler e estudar matemática?
-
Fernando Q. Gouvêa e Shai
Simonson, How
to Read Mathematics ( uma tradução "rápida e grosseira",
segundo o
tradutor, aqui).
Avaliação
2 PROVAS: P120/10, P205/12, Sub08/12, Rec12/12 as 19hs
Sub: Para o aluno que faltou em dia de prova com
uma justificativa
válida (resolução 181-Consepe). A prova será em 08/12 e
quem for fazer a sub deve me enviar um email com
assunto sub lógica até 07/12 dizendo qual prova faltou e com
documento comprobatório (Art. 2º da res. 181)
Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta
pode fazer o exame de recuperação. Nesse caso, o conceito final
será o conceito obtido no exame. O exame será realizada com todo o conteúdo.
A avaliação final de cada aluno não será o
resultado de alguma média feita a partir das avaliações. O
resultado de cada avaliação reflete o desempenho do aluno em
todo o curso até aquele instante. Isso significa que a cada
conceito atribuído durante o curso leva em conta o resultado das
avaliações até o momento. O conceito final da disciplina poderá
ser:
F - Reprovado. O aluno deve cursar novamente a disciplina.
D - Aproveitamento mínimo não satisfatório dos conceitos
da disciplina, com familiaridade parcial do assunto e alguma
capacidade para resolver problemas simples, mas demonstrando
deficiências que exigem trabalho adicional para prosseguir em
estudos avançados. Nesse caso, o aluno é aprovado na
expectativa de que obtenha um conceito melhor em outra
disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do CR.
C - Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando
capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina,
habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e
prosseguir em estudos avançados.
B - Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso
dos conceitos da disciplina.
A - Desempenho excepcional, demonstrando excelente
compreensão da disciplina e do uso da matéria.
Links