Código NHI2049-13
TPI 4-0-4
Quando e Onde (A) 2ª 19h na 211-0 e 6ª 21h na
101-0 e (B) 2ª 21h na 301-2 e 6ª 19h na 311-1
Ementa: Cálculos clássicos
proposicional e de predicado de primeira ordem. Semântica de
valorações, noções de interpretação, verdade em uma estrutura,
modelo. Exposição informal a cerca de Decidibilidade,
consistência, correção semântica e
completude. [+info]
[Ementa oficial] Cálculo sentencial (ou
proposicional) clássico: noções de linguagem, conectivos, dedução e
teorema, semântica de valorações. Cálculo clássico de predicados de
primeira ordem: os conceitos de linguagem de primeira ordem,
igualdade, teorema da dedução, conseqüência sintática. Semântica:
noções de interpretação, verdade em uma estrutura, modelo. O
conceito formal de teoria, fecho dedutivo. Exposição informal de
temas, e.g.; acerca da consistência de teorias, completude de
teorias.
Objetivos: Introdução a alguns conceitos
e teoremas da lógica clássica de primeira-ordem e, também,
exposição de seus significados e usos. Pretende-se estabelecer
certa familiaridade com a noção sistema lógico, uma teoria de
inferência dedutiva, a utilização da noção de verdade e métodos
de semântica abstrato-formal. [+info]
Objetivos específicos: O conteúdo possibilita
uma oportunidade de conhecer certo conceito de prova, o método
axiomático e seu significado, obter uma compreensão da lógica, e,
então, de alguns conceitos fundamentais, e.g., linguagem
abstrato-formal, método de demonstração, teorema, caracterização
semântico-abstrata acerca do uso da noção de verdade (ou sentença
verdadeira).
O estudante tem a possibilidade de experimentar de um modo ímpar
o senso de rigor conceitual e de abstração formal. Uma
disciplina de natureza introdutória que não exige qualquer
conhecimento prévio no estudo de lógica. O conteúdo expõe alguns
aspectos da inter-relação entre temas de lógica, matemática,
computabilidade e filosofia; e, também, a caracterização de
linguagens e aspectos semânticos. Expõe limites e condições a
respeito de certos métodos de prova e caracterização
abstrato-formal. No entanto, requer alguma experiência mínima em
alguns temas de matemática, por exemplo, as noções de função,
algumas operações sobre conjuntos e outras aprendidas
habitualmente em disciplinas básicas.
Referências
[+aqui]
-
Rogério Augusto dos Santos Fajardo. Lógica
matemática. Edusp, 2017.
-
Augusto Franco de Oliveira. Lógica e aritmética: uma
introdução à lógica, matemática e computacional. Gradiva,
2010.
[511.3 OLIVlo3]
.
-
J.D. Lógica Básica Notas de aula, 2018. [pdf]
Bibliografia
-
Richard E. HODEL, An introduction to mathematical
logic.
[511.3]
-
Stefan BILANIUK, A Problem Course in Mathematical Logic
(pdf)
-
Dirk van DALEN, Logic and
structure.
Livro digital(exige IP da ufabc)
[511.3
DALl4]
-
Elliott MENDELSON. Introduction to mathematical
logic.[511.3
MENDin4]; [511.3
MENDin5]
-
Herbert ENDERTON,A mathematical introduction to
logic. [511.3 ENDEma2]
(aqui)
-
Wolfgang RAUTENBERG, A Concise Introduction to Mathematical
Logic. [511.3RAUTco3]. Livro
digital (exige IP da UFABC)
-
Raymond SMULLYAN, Lógica de primeira ordem.
[511.3 SMUl]
-
Moedechai BEN-ARI,
Mathematical Logic for Computer Science
Livro
digital (exige IP da UFABC) [005.133
BENAad2]
-
Joseph R. SHOENFIELD, Mathematical logic
[511.3 SHOEma]
- Peter G HINMAN,
Fundamentals of mathematical logic
[511.3 HINf]
-
Leônidas HEGENBERG, Lógica. (aqui)
Material Complementar
-
Logicomix:
An epic search for truth by Apostolos Doxiadis,
Christos Papadimitriou
-
R. Bianconi,
Como
ler e estudar matemática?
-
Fernando Q. Gouvêa e Shai
Simonson, How
to Read Mathematics ( uma tradução "rápida e grosseira",
segundo o
tradutor, aqui).
Métodos
Aulas expositivas; leituras adicionais, além
das referências, de textos selecionados; resolução de
exercícios; atendimento extra sala. A Disciplina tem caráter
presencial. As informações referentes às atividades são
comunicadas, em sala de
aula, por aqui,
e no final desta página web.
Avaliação
Consiste de duas provas, em cada uma será
atribuído um conceito, o conceito final é de acordo com
critério de composição de
notas
2 PROVAS:
P125/10, conteúdo: semanas 01-04
P206/12, conteúdo: tudo.
SUB[normas]
09/12, conteúdo específico
REC[normas]
15/02/2020, 14hs, sala a marcar, todo o conteúdo.
Sub: Para o aluno que faltou em dia de prova com
uma justificativa
válida (resolução 181-Consepe). Quem for fazer a
avaliação substitutiva deve me enviar um email com assunto
sub lógica o quanto antes dizendo qual prova faltou,
turma/período e com documento comprobatório (Art. 2º da res. 181).
Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta
pode fazer o exame de recuperação. Nesse caso, o conceito final
será o conceito obtido no exame. Quem for fazer a avaliação deve
me enviar um email com assunto rec lógica até dois dias
antes da data marcada para a avaliação para que eu possa imprimir
a quantidade certa de provas, por favor não deixe de enviar mesmo
que esteja em dúvida se fará o exame.
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