Turma A Diurno Santo André
TPI 4-0-4
Horário 3ª 08hs e 6ª 10hs - Sala: A-114-0
Carga H. 48hs
Objetivos: Introduzir o aluno às
técnicas de demonstração através de conteúdos de Teoria de Conjuntos e
Combinatória.
Ementa resumida:
Demonstração. Teoria de conjuntos. Relações e Funções. Análise
Combinatória. Funções geradoras. Relações
recorrência.
[+detalhes]
Teoria intuitiva dos conjuntos. Operações com conjuntos. Álgebra de
conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de
ordem. Funções. Coleções de Conjuntos. Conjuntos
Numéricos. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta,
prova por contradição. Indução Finita. Introdução à Análise
Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio
aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e
exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções
geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.
Referências
Bibliografia básica
- GRIMALDI, Ralph Peter, Discrete and combinatorial
mathematics : an applied introduction.
[510 GRIMdi5]
.
- ROSEN, Kenneth H. Matemática discreta e suas
aplicações. 6ªEdição
[510 ROSEma6]
;
[+]
Bibliografia complementar
- Scheinerman, E.
Matemática discreta : uma introdução 2. ed.
[511.3 SCHm2]
- Santos, J. P. O; Mello, M. P.; Murari, I. T. C.
Introdução à Análise Combinatória.
[511.6 SANi]
- HALMOS, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos
[511.322HALt]
- Matosek, J. e Nesetril, J.I.
An Invitation to Discrete Mathematics
[510 MATOin2]
- Lovász, László.
Matemática discreta : Elementar e além
[510 LOVÁma]
- Velleman, Daniel J
How to prove it : a structured approach 2. ed.
[511.3 VELh2]
- Mitchel T. Keller e William T. Trotter
Applied Combinatorics
[aqui]
Para os mais empolgados
- Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren
Patashnik.Matemática concreta: fundamentos para a ciência
da computação 2. ed.
[510 GRAHma2]
Material Complementar
-
Lásló Lovász,
Discrete
and Continuous: Two sides of the same?.
- R. Bianconi,
Como ler e estudar matemática?
-
Fernando Q. Gouvêa e Shai
Simonson, How
to Read Mathematics ( uma tradução "rápida e grosseira",
segundo o tradutor, aqui).
Métodos
Aulas expositivas; leitura de textos; resolução
de exercícios semanais para estudo de temas específicos de caráter não
obrigatório.
Avaliação
2 PROVAS+SUB+REC . O
conceito final de cada aluno não será o resultado de alguma
média feita a partir das avaliações. O resultado de cada avaliação
reflete o desempenho do aluno em todo o curso até aquele
instante. Isso significa que a cada conceito atribuído durante o
curso leva em conta o resultado das avaliações até o momento.
DATAS P1:03/04 P2:08/05 SUB:11/05 REC:18/05
Critérios
Sub: Para o aluno que faltou em dia de prova com
uma justificativa
válida. Entre em contato por email o quanto antes
enviando justificativa.
Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta
pode fazer o exame de recuperação. Nesse caso, o conceito final
será o conceito obtido no exame. O exame será realizado em
18/05(atenção essa data é reposição de 01/05, portanto,
a prova será as 8hs na mesma sala). Os alunos que têm
intenção de fazer o exame devem enviar um email até o dia 16/05
com assunto 'exame'. Esse email é importante para eu saber a
quantidade de provas a serem impressas, por favor não deixe de
mandar mesmo que esteja em dúvida se fará o exame.
O conceito final da disciplina poderá
ser:
F - Reprovado. O aluno deve cursar novamente a
disciplina.
D - Aproveitamento mínimo não satisfatório dos
conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto
e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas
demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para
prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é
aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em
outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do
CR.
C - Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando
capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina,
habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e
prosseguir em estudos avançados.
B - Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso
dos conceitos da disciplina.
A - Desempenho excepcional, demonstrando excelente
compreensão da disciplina e do uso da matéria.
Links