Turma A1 diurno SA
Horário 3ª 08hs e 6ª 10hs
Sala A-113-0 --
TPI 4-0-4
Carga Hor. 48hs
Objetivos: Introduzir o aluno às
técnicas de demonstração através de conteúdos de Teoria de Conjuntos e
Combinatória.
Ementa resumida:
Demonstração. Teoria de conjuntos. Relações e Funções. Análise
Combinatória. Funções geradoras. Relações
recorrência.
[+detalhes]
Teoria intuitiva dos conjuntos. Operações com conjuntos. Álgebra de
conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de
ordem. Funções. Coleções de Conjuntos. Conjuntos
Numéricos. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta,
prova por contradição. Indução Finita. Introdução à Análise
Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio
aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e
exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções
geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.
Referências
Notas de aula
Bibliografia básica
- GRIMALDI, Ralph Peter, Discrete and combinatorial
mathematics : an applied introduction.
[510 GRIMdi5]
.
- ROSEN, Kenneth H. Matemática discreta e suas
aplicações. 6ªEdição
[510 ROSEma6]
.
[+]
Bibliografia complementar
- Matosek, J. e Nesetril, J.I.
An Invitation to Discrete Mathematics
[510 MATOin2]
- Velleman, Daniel J
How to prove it : a structured approach 2. ed.
[511.3 VELh2]
- Mitchel T. Keller e William T. Trotter
Applied Combinatorics
[aqui]
- HALMOS, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos
[511.322HALt]
- Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren
Patashnik.Matemática concreta 2. ed.
[510 GRAHma2]
Material Complementar
-
Lásló Lovász,
Discrete
and Continuous: Two sides of the same?.
- R. Bianconi,
Como ler e estudar matemática?
-
Fernando Q. Gouvêa e Shai
Simonson, How
to Read Mathematics ( uma tradução "rápida e grosseira",
segundo o tradutor, aqui).
Métodos
Aulas expositivas; leitura de textos;
resolução de exercícios de caráter não obrigatório.
Avaliação
Consiste de duas provas, em cada uma será
atribuído um conceito, o conceito final é de acordo com
critério de composição de notas
2 PROVAS:
P1 27/03 conteúdo até indução (inclusive)
P2 06/05 (atenção para o calendário de reposição, é
uma 4ª que repões aula da 3ª) conteúdo
SUB[normas]
data a combinar com conteúdo específico
REC[normas]
14/05 (uma 5ª que repõe uma 6ª) todo o conteúdo.
Sub: Para o aluno que faltou em dia de prova com
uma justificativa
válida (resolução 181-Consepe). Quem precisar fazer a
avaliação substitutiva deve me enviar um email com assunto
sub discreta o quanto antes dentro de uma semana da data
da prova que perdeu e com documento comprobatório (Art. 2º da
res. 181).
Exame: Qualquer aluno que não reprovou por falta
pode fazer o exame de recuperação. Nesse caso, o conceito final
será o conceito obtido no exame. Quem for fazer a avaliação deve
me enviar um email com assunto rec discreta até cinco
dias antes da data marcada para a avaliação para que eu possa
reserva uma sala adequada e imprimir a quantidade certa de
provas, por favor não deixe de enviar mesmo que esteja em dúvida
se fará o exame.
O conceito final da disciplina poderá
ser:
F - Reprovado. O aluno deve cursar novamente a
disciplina.
D - Aproveitamento mínimo não satisfatório dos
conceitos da disciplina, com familiaridade parcial do assunto
e alguma capacidade para resolver problemas simples, mas
demonstrando deficiências que exigem trabalho adicional para
prosseguir em estudos avançados. Nesse caso, o aluno é
aprovado na expectativa de que obtenha um conceito melhor em
outra disciplina, para compensar o conceito D no cálculo do
CR.
C - Desempenho mínimo satisfatório, demonstrando
capacidade de uso adequado dos conceitos da disciplina,
habilidade para enfrentar problemas relativamente simples e
prosseguir em estudos avançados.
B - Bom desempenho, demonstrando boa capacidade de uso
dos conceitos da disciplina.
A - Desempenho excepcional, demonstrando excelente
compreensão da disciplina e do uso da matéria.
Links