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Matemática Discreta 2023 - 2

Professor Jair Donadelli --- email jair.donadelli 'arroba' ufabc. ...


Matemática Discreta (porém, exuberante) expõe o aluno aos princípios, técnicas e metodologias associadas a problemas em estruturas matemáticas discretas.

O horário semanal é terça das 08:00 às 10:00 e quinta das 10:00 às 12:00, sala 302-3.

Disciplina prévia recomendada: Funções de uma variável T-P-I: 4-0-4

(tópicos de BM que vou considerar conhecidos pelos estudantes)


ÍNDICE:

Programação da disciplina

Ementa

Teoria intuitiva dos conjuntos. Relações: relações de equivalência, relações de ordem. Funções. Cardinalidade. Técnicas de demonstração: prova direta, prova por contradição. Indução. Introdução à Análise Combinatória. Princípio multiplicativo. Princípio aditivo. Permutação, arranjo, combinação. Princípio de inclusão e exclusão. O princípio da casa dos pombos. Funções geradoras. Partição de um inteiro. Relações de recorrência.

Objetivos

Utilizar a linguagem da lógica de primeira ordem. Compreender diferentes tipos de relações. Construir demonstrações com uso de notação adequada e argumentação logicamente fundamentada. Entender a necessidade do rigor formal ao se argumentar. Desenvolver, em particular, a capacidade de elaborar provas indutivas. Interpretar problemas de contagem em termos matemáticos. Aplicar técnicas de combinatória básica. Conhecer noções de cardinalidade em geral. Reconhecer as diferenças entre estruturas discretas e contínuas.

Bibliografia básica

Cronograma

q2

SemanaTemaRefsAtividades
01Introdução à lógica e DemonstraçõesCap. 1 do RosenNotas de aula
Lista de Exercícios sugeridos:
(Rosen 6ªed.)§1.1: 9,13,19,31,42,43, 45,49;§1.2: 7,9,18,28,41,57; §1.3: 7,15,17,21,25,39,52,53; §1.4: 3,1,13,25,30,31,39,47; §1.5: 11,13,15,17,19,23,25,34,35.
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02Técnicas de demonstração
(feriado)
“”Lista de Exercícios sugeridos: §1.6 7,11,13,17,23,25,29,31,33,35,37,39,41§1.7 3,7,11,13,19,25,27,33
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03(aula suspensa)
Introdução à Teoria Ingênua de Conjuntos. Relações e funções.
Halmos (da bibliografia complementar), Caps. 2 e 8 do RosenNotas de aula
Lista de Exercícios sugeridos:
§2.1: 3,5-9,15,21,23,27,28,35,37; §2.2: 5-13,23,29,32,35,45,47,57; §2.3:1,5,18,19,25,67; §8.1:1,5,23,25,33,35.
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04Relações e funções. Relações de equivalência
Indução
8.5 , 4.1 , 4.2 do RosenLista de Exercícios sugeridos:
§8.5: 1, 3, 11, 17, 31, 33, 35, 43, 59,68 §4.1: 9,11,14,19,29,35,39,41,47--49,53,59 §4.2: 3,11,17,23,24,25,27,29--32,36-43
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05Indução
Avaliação.
‘“”Notas de aula
Lista de Exercícios: §4.2
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06Relação de ordem8.4, 8.6 do RosenNotas de aula
Lista de Exercícios sugeridos §8.4: 1,3,29 §8.6:1,12,13,15,23,33,35,39,53-60,65
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07Induções estrutural e bem fundada.4.3 do Rosen e notas de aulaLista de Exercícios sugeridos: §4.3: 3,5,12,13,23,27, 29, 33, 34, 35,36,37,38,43,44,45,46,36, 48, 50, 51,61
08Induções estrutural e bem fundada.4.3 do Rosen e notas de aula“”
09Contagem, princípios básicos de contagem.2.4, 5.1 e 5.2 do Rosen e notas de aulaNotas de aula
Lista de Exercícios: §2.4: 31,33,37,42,45,47; §5.1: 21,29,33,35,37,39,41, 45; §5.2: 1,3,5,7,9,11,…,39,41,43
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10Avaliação
Princípio das gavetas
5.2 do Rosen“”
11CombinatóriaCap. 5 do RosenNotas de aula
Lista de Exercícios:
§5.3 3,7,11,19,23,29,35,43,44 ; §5.4 9, 11, 13, 15, 17, 21, 27, 31, 37; §5.5 7,15,21, 23,30,31, 39, 42, 49,50,53,63
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12Avaliação. Avaliação Substitutiva  
13Avaliação Recuperativa  

 

Bibliografia complementar

  1. Matosek, J. e Nesetril, J.I. An Invitation to Discrete Mathematics [510 MATOin2]

  2. Velleman, Daniel J How to prove it : a structured approach 2. ed. [511.3 VELh2]

  3. Mitchel T. Keller e William T. Trotter Applied Combinatorics [aqui]

  4. Halmos, Paul R. Teoria ingênua dos conjuntos [511.322HALt]

  5. Ronald L Graham; Donald E Knuth; Oren Patashnik.Matemática concreta 2. ed. [510 GRAHma2]


R. Bianconi, Como ler e estudar matemática?

Fernando Q. Gouvêa e Shai Simonson, How to Read Mathematics (uma tradução "rápida e grosseira", segundo o tradutor, aqui).


Atendimento

professor: 4as. 14h15 as 15h na 546-2 bloco A , 5ªs depois da aula até 13h15 na própria sala de aula, ou em horário agendado por email.

monitor: Richard, S-307-2, das 18:00 às 19:00, às segundas, quartas e sextas.


Avaliação

3 provas presenciais. As avaliações são individuais. Os critérios de avaliação incluem

  1. Apresentação clara, legível, discursiva, uniforme e objetiva.

  2. Construção correta e em ordem dos argumentos.

  3. Atendimento às normas de correção ortográfica e gramatical.

  4. Observância às orientações específicas da atividade e aos prazos de entrega quando for o caso.

Serão atribuídas notas de 0 a 100 nas atividades avaliativas e o resultado é definido como segue:

M = media aritmética simples

MConceito final
85 < NotaA
70 < Nota 85B
50 < Nota 70C
45 < Nota 50D
Nota 45F

Datas

P1 – dia 29/06

P2 – dia 20/07 03/08

P3 – dia 15/08

Sub – dia 17/08

Rec - dia 21/08 uma segunda, porém o horário é o da quinta (atenção horário de reposição)

Substitutiva

O aluno que perder uma prova por razão justificada de acordo com o regimento da UFABC deve manifestar o interesse em realizar uma prova substitutiva no prazo especificado pelo professor.

Recuperação

Tem direito a exame recuperação, que engloba todo o conteúdo da disciplina, aqueles que foram aprovado com D ou reprovado com F e obtiveram frequência mínima. O resultado do exame é um conceito que compõe com o conceito final M obtido na avaliação regular da disciplina como segue:

image-20230203090019550

O aluno deve manifestar interesse em fazer a recuperação de acordo com as instruções que serão enviadas em momento apropriado.

  1. Plataformas digitais, Biblioteca UFABC

  2. Material antigo: Provas, listas, slides, Notas de aulas

  3. Matemática discreta, entrada no wikipedia (em inglês, a página em português não está boa).

  4. Lásló Lovász, Discrete and Continuous: Two sides of the same?.

  5. Death by infinity puzzles and Axiom of Choice (video ~12min)

  6. (Video) The Banach–Tarski Paradox

  7. Foolproof: A Sampling of Mathematical Folk Humor Paul Renteln and Alan Dundes. [pdf]