"Can you do addition?" the White Queen asked. "What's one and one and one and one and one and one and one and one and one and one?" "I don't know," said Alice. "I lost count." --- Lewis Carrol, Through the Looking Glass.

CI237 - Matemática Discreta

2º semestre de 2008

3ª 15:30, 6ª 13:30 na sala CT 11


Notícias:

Sumário:      Ementa -- Bibliografia -- Provas -- Listas -- Aulas -- Calendário -- Notas -- Links -- Monitor -- Atendimento

Conteúdo:

Objetivos: Desenvolver nos alunos um grau satisfatório de maturidade matemática e apresentar estruturas e técnicas de interesse para estudantes de ciência da computação.

Pré-requisito: Introdução à Álgebra (obrigatório)
Cálculo 1 (fortemente recomendado)

Carga horária: 60 Créditos: 4 Responsável: Jair.

Bibliografia:

  1. How to prove it Daniel Velleman. (biblioteca)
  2. Language, proof and logic, Jon Barwise e John Etchemendy. (bibkioteca)
  3. Concrete Mathematics, R. Graham, D. Knuth e O. Pataschink (biblioteca) ou sua tradução: Matemática Concreta, Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro, 1995. (biblioteca).
  4. The Art of Computer Programming vol. 1, D.E. Knuth. (biblioteca)
  5. Introduction to Algorithms, Cormen, Leiserson, Rivest e Stein (Capítulos iniciais). (Biblioteca)
  6. Introduction to algorithms Udi Manber. biblioteca

    Bibliografis complementar

  7. Discrete mathematics : a unified approach, Stephen A. Wiitala. (biblioteca)
  8. Discrete mathematics : applied combinatorics and graph theory, Michael Townsend. (biblioteca)
  9. Discrete mathematics with algorithms Michael O. Albertson, Joan P. Hutchinson. (biblioteca)(parcialmente disponível aqui)
  10. Discrete mathematics with applications, H. F. Mattson, Jr. (biblioteca)
  11. Introdução à Análise Combinatória, J.P.O. Santos, M.P. Mello, I.T.C. Murari, 3a. edição, editora Unicamp. (biblioteca)
  12. Material de apoio

  13. C. A. R. Hoare. "An axiomatic basis for computer programming". Communications of the ACM, 12(10):576–585, October 1969. doi:10.1145/363235.363259
  14. R. W. Floyd. "Assigning meanings to programs." Proceedings of the American Mathematical Society Symposia on Applied Mathematics. Vol. 19, pp. 19–31. 1967.
  15. A constructive approach to the problem of program correctness, Edsger W. Dijkstra.
  16. A constructive approach to the problem of program correctness A, Edsger W. Dijkstra
  17. Towards correct programs, Edsger W. Dijkstra
  18. Concern for correctness as a guiding principle for program construction, Edsger W. Dijkstra
  19. A non algebraic example of a constructive correctness proof, Edsger W. Dijkstra
  20. Correctness concerns and, among other things, why they are resented, Edsger W. Dijkstra
  21. Why correctness must be a mathematical concern, Edsger W. Dijkstra
  22. George S. Lueker, Some Techniques for Solving Recurrences, ACM Computing Surveys Volume 12 , Issue 4 (December 1980) Pages: 419 - 436 clique aqui

Avaliação

São 3 provas regulares com conteúdo cumulativo mais uma prova final sobre toda a matéria. O aluno que faltar de uma prova pode pedir segunda chamada, desde que o motivo que o levou a perder a prova esteja previsto na seção V da resolução 37/97 e desde que quem perdeu a prova cumpra as formalidades exigidas pela resolução.

Calendário

 
         July 2008               August 2008             September 2008   
     Su Mo Tu We Th Fr Sa     Su Mo Tu We Th Fr Sa     Su Mo Tu We Th Fr Sa 
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     20 21 22 23 24 25 26     17 18 19 20 21 22 23     21 22 23 24 25 26 27 
     27 28 29 30 31           24 25 26 27 28 29 30     28 29 30 
                              31 



     October 2008            November 2008            December 2008    
     Su Mo Tu We Th Fr Sa     Su Mo Tu We Th Fr Sa     Su Mo Tu We Th Fr Sa 
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                              30 

Listas de exercícios

  • Lista 1
  • Lista 2
  • Lista 3
  • Lista 4
  • Lista 5
  • Lista 6
  • Lista 7
  • Lista 8


  • Programação das aulas: (tentativa)
    Aula 01 -- "e", "ou", "não".  (referencia:1)
    Aula 02 -- "se-então", "se e somente se", quantificadores. (referencia:1)
    Aula 03 -- conjuntos, somatórios e produtório. (referencia:1,11)
    Aula 04 -- Exemplos de técnicas provas. (referencia:1,2)
    Aula 05 -- Indução: axioma/princípio da indução. (referencias:1,2,4)
    Aula 06 -- Indução: exemplos. (referencias:1,4,8)
    Aula 07 -- Indução: +exemplos, 2a forma do PIF (referencias:1,4,8)
    Aula 08 -- Indução: principio da boa ordenação. (referencias:1,4,8)
    Aula 09 -- Indução: +exemplos (referencias:1,4,8)
    Aula 10 -- aula de exercicios.
    Aula 11 -- prova 1
    Aula 12 -- correção da prova 1.
    Aula 13 -- Indução: correção de algoritmos (referencia)
    Aula 14 -- Indução: invariante de laço. (referencia:2 (§16.5))
    Aula 15 -- Indução: invariante de laço. (referencia:2 (§16.5))
    Aula 16 -- Funções (referencia:1). Funções inteiras: chao e teto. (referencia:3)
    Aula 17 -- chao e teto. 
    Aula 18 -- Funções definidas recursivamente. (referencias: §6.3 em 1)
    Aula 19 -- comportamento assintótico de funções.(referencias: 3) 
    Aula 20 -- aula de exercicios.
    Aula 21 -- prova 2
    Aula 22 -- correção da prova 2.
    Aula 23 -- Notação assintótica.(referencias: 4,5,6)
    Aula 24 -- Notação assintótica.(referencias:4,5,6)
    Aula 25 -- Notação assintótica em equações.(referencias:6)
    Aula 26 -- Solução assintótica de Recorrências.(referencias:5,6)
    Aula 27 -- Solução assintótica de Recorrências.(referencias:5,6)
    Aula 28 -- Solução assintótica de Recorrências.(referencias:5,6)
    Aula 29 -- Aula de exercícios.
    Aula 30 -- prova 3
    

    O monitor é Leandro Zatesko (gmail:zehtesko). Ele atende as 5as. das 20 até 21 hs na mesa de estudos no saguao do dinf.

    Links

    Provas de semestres anteriores.
    Arquimedes fazia análise combinatória há 2.200 anos
    Problemas pra estacionar?
    Laszlo Babai Discrete Math Puzzles 1, 2
    Puzzles, Games and Recreations Related to Research in Foundations of Computer Science