1. Técnicas de Integração
‘'A melhor maneira de explicar é fazer.’'
Alice no País das Maravilhas, Lewis Carrol
1.1. Introdução
Neste texto apresentaremos estratégias para calcular integrais indefinidas e definidas.
Essa estratégia é baseada na estratégia apresentada em [1978] e sua eficiência é discutida em , [1996]. ,
1.2. Estratégia de Integração
Alice perguntou: ‘'Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar …?’'‘'Isso depende bastante de onde você quer chegar’', disse o Gato.
‘'O lugar não me importa muito…’', disse Alice.
‘'Então não importa que caminho tomar’', disse o Gato.
Alice no país das maravilhas - Lewis Carroll
Esta seção apresenta uma estratégia geral para atacar problemas de integração.
A estratégia tem três etapas:
- SIMPLIFICAR;
- CLASSIFICAR;
- MODIFICAR.
No passo 1, SIMPLIFICAR temos que tentar reduzir nosso problema para um que possa ser resolvido mais facilmente. Se isso não resolver o problema passamos para o passo 2, CLASSIFICAR. Aqui usamos a forma do integrando para decidir qual técnica especial que podemos utilizar, ou seja, a integração por partes, substituição, etc. Se formos incapazes de classificar o integrando, passamos para a etapa 3, MODIFICAR. Nesse caso temos que manipular o integrando em uma ou mais formas. Devemos sempre buscar por alternativas simples antes de iniciar os cálculos mais complicados, e iniciar o processo com o passo 1 sempre que conseguirmos transformar a integral para algo mais fácil.
Há um par de observações que precisam ser feitas sobre essa estratégia. Primeiro, não é um conjunto rígido e rápido de regras para determinar o método que deve ser usado. É realmente nada mais do que um conjunto geral de diretrizes que nos ajudam a identificar as técnicas que podem funcionar. Algumas integrais podem ser calculadas em mais de uma maneira e assim dependendo do caminho que você tomar você pode terminar com uma técnica diferente de outra pessoa que também está seguindo essas estratégias.
SIMPLIFICAR
Como os problemas a seguir ilustram, vale a pena tomar alguns momentos para procurar uma solução rápida ou fácil para um problema antes de saltar para um procedimento complicado. Isto é especialmente verdadeiro em integração, onde uma observação oportuna pode economizar uma enorme quantidade de trabalho. Os dois tipos principais de simplificação que vamos discutir estão resumidos no quadro a seguir.
- Manipulações Algébricas Simples;
- Substituições Óbvias;
Exercício.
Exercício.
Resolução. Faça a substituição .
Exercício. Calcule
Resolução. Faça
Exercício. Calcule
Resolução.
Exercício. Calcule
Resolução.
Exercício. Calcule
Resolução. Faça a substituição
CLASSIFICAR
Aqui usamos a forma do integrando para decidir qual técnica especial que podemos utilizar, ou seja, a integração por partes, substituição, substituição trigonométrica, etc.
Se o integrando:
- For uma Função Racional: então a integração por frações parciais deve funcionar.
- For uma Função contendo
(9)nesse caso uma substituição trigonométrica deve funcionar;
- For um produto de senos e cossenos, secantes e tangentes, ou cossecantes e cotangentes: então as estratégias apresentadas na seção de integração trigonométrica devem funcionar.
- For um polinômio vezes uma função trigonométrica, exponencial, ou logaritmo? Se assim for, então a integração por partes pode funcionar.
- Tem outras raízes que não aquelas listados acima: então a substituição pode funcionar.
Exercício. Classifique as seguintes integrais:
Resolução.
- a Como o integrando possui uma raiz , que pode ser simplificada à uma boa escolha é fazer uma substituição trigonométrica.
- b Nesse caso começamos com uma substituição , e logo e após essa substituição a integral fica:
(10)que pode ser feita por partes.
- c Essa integral é produto de senos e cossenos e pode ser convertida numa soma usando a relação:
(11)
- d Como a integral em questão envolve uma função racional com o grau do numerador maior que o denominador, a estratégia é fazer a divisão polinomial e usar integração por frações parciais.
- e Integração de Potência de senos e Cossenos.
- f Partes duas vezes.
Exercício.
Resolução. Por partes
MODIFICAR
Algumas integrais podem não se encaixar no esquema de classificação anterior, e nesse caso nós podemos desconhecer de forma adequada para resolvê-los. Uma maneira de abordar esses problemas é procurar similaridades entre estas integrais e outras integrais que sabemos como fazer. Se a forma de um problema difícil se assemelha a de um problema padrão, existem duas possibilidades. Poderíamos ser capazes de reduzir o problema difícil de que forma “padrão”. Ou ainda, as técnicas que usaria no problema mais fácil pode nos ajudar a resolver o mais difícil.
Observação: Existem problemas de integração que parecem muito semelhante a um problema solúvel, mas que sobre um exame mais minucioso, se mostram impossíveis de serem resolvidas utilizando as técnicas apresentadas neste livro.
Problemas Similares
- Procure por problemas fáceis similares ao que você está trabalhando.
- Tente reduzir o problema difícil de forma semelhante do problema fáceis.
- Tente as técnicas que você usaria no problema similar.
Algumas manipulações algébricas são bastante fáceis de serem utilizadas e valem a pena considerá-las automaticamente antes de tentar qualquer outra coisa. Por exemplo, nós quase sempre quebramos o integrando de uma soma em uma soma de integrais e depois integramos termo a termo. Antes de fazer isso, no entanto, devemos procurar outras alternativas. Uma operação que é mais complicada, mas que também vale a pena ser considerada é simplificar funções racionais pela divisão longa. Nós chamamos uma função racional (o quociente de dois polinômios) uma “fração própria” se o grau do numerador é menor do que o grau do denominador. Frações próprias são geralmente mais fáceis de manipular do que as impróprias.
Exercício. Calcule
Multiplique o numerador e o denominador por .
Exercício. Calcule
Resolução. Faça a substituição então e logo . Assim:
Por partes temos:
Exercício. Calcule
Resolução.
Fazendo a substituição
Caso nada disso funcione, tente:
- Racionalização;
- Uso de identidades trigonométricas
- Substituições “inusitadas”
- Tente modificar a integral para produzir o termo você precisa.
- Tentar introduzir o termo que você precisa, e compensá-lo.
Exercício. Calcule .
Resolução.