Carlo Domenico Longo de Lemos

Entrei na Universidade Federal do ABC em 2015, com 18 anos, e curso o Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Em um primeiro momento, tinha como objetivo o curso de Engenharia Aeroespacial, mas ao lidar com as primeiras matérias do ciclo básico das exatas me interessei muito pelas ciências matemáticas e físicas que poderia estudar melhor cursando o Bacharelado em Física e o Bacharelado em Matemática. Durante o primeiro ano na UFABC, tive a oportunidade de estudar no projeto de iniciação científica para ingressantes (PDPD) em que foram analisados aspectos iniciais de estrutura e evolução estelar. Escolhi, então, continuar os estudos, dessa vez na análise do problema de 3 corpos.



Introdução à estrutura e evolução estelar

Este projeto descreve estudos sobre gravitação, ideia básica no entendimento de conceitos da astronomia e astrofísica, essenciais para a criação da ciência da forma como temos atualmente. E, apartir das principais equações de descrevem a estrutura estelar, como a de conservação de massa, a de equilibrílio hidrostático em um regime não relativístico e inserindo a descrição de variações politrópicas, obtêm-se a equação de Lane-Emden. Utilizando uma discussão de métodos numéricos, o artigo relata a interpretação das soluções obtendo as principais propriedades físicas da estrela, enquanto procura demonstrar a relevância de estudos na simulação e modelagem para entendimento de sistemas mais complexos.



Estudo numérico de órbitas no problema de 3 corpos

São descritos estudos sobre problemas de força central, análise de métodos numéricos de soluções de equações diferenciais ordinárias e a formulação e aplicação das equações de Lagrange. São relacionados, então, aos conceitos estudados o problema de Kepler e sistemas solucionados com o formalismo lagrangiano, em especial para o sistema caótico do pêndulo duplo planar. A partir dos temas propostos nesse relatório, irão progredir estudos no problema de 3 corpos e em sistemas caóticos.



Resultados/Publicações