Avaliação do Curso de Bases Matemáticas Dados BCT Amostra: alunos de Bases Matemáticas 2º Quadrimestre de 2010 Número de alunos: 223 alunos presenciais Você possuía os pré-requisitos necessários ao curso Moda 4 Média 3,87 Desvio Padrão 0,76 Análise: Boas partes dos alunos possuíam os pré-requisitos, porém há uma grande variação. O conteúdo de Bases Matemáticas será útil ao curso de FUV e a outros cursos posteriores Moda 5 Média 4,4 Desvio Padrão 0,89 Análise: Os alunos Concordam que o curso de bases é útil aos cursos posteriores. A ementa do curso de Bases é adequada Moda 4 Média 4,3 Desvio Padrão 0,74 A bibliografia adotada foi adequada Moda 4 Média 4,4 Desvio Padrão 0,65 O conteúdo do curso de bases matemáticas foi interessante Moda 4 Média 4,2 Desvio Padrão 0,55 A dificuldade do curso de Bases foi: Moda 3 Média 3,43 Desvio Padrão 0,99 Comparado aos outros cursos do mesmo trimestre de FUV o curso de bases é: Moda 2 Média 2,6 Desvio Padrão 0,87 Análise: Os alunos acharam o curso de Bases mais difícil que os outros cursos do […]
Opiniões
(uma tradução rápida e grosseira) Shai Simonson e Fernando Gouvêa Matemática é “uma linguagem que não pode ser entendida, nem lida sem iniciação”. (Edward Rothstein, Avon Books, página 15). Um protocolo de leitura é um conjunto de estratégias que um leitor deve utilizar, a fim de beneficiar plenamente da leitura de um texto. A Poesia apela para um conjunto diferente de estratégias do que a ficção, e a ficção um conjunto diferente do que a não – ficção. Seria ridículo ao ler ficção e perguntar – se qual é o autor da fonte para a afirmação de que o herói é louro e bronzeado; seria errado ao ler não – ficção e não colocar essa questão. O protocolo de leitura se estende a um protocolo de visualização ou a um protocolo de audição na arte e na música. Na verdade, grande parte de um curso introdutório de literatura, música e arte é gasto ensinar estes protocolos. Matemática tem um protocolo de leitura próprio, e tal como nós aprendemos a ler literatura, devemos aprender a ler matemática. Os alunos precisam aprender a ler matemática, da mesma forma que aprendem a ler um romance ou um poema, ouvir música, ou visualizar uma […]
Vale a pena ler: http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/1150562-tendenciasdebates-o-verdadeiro-gargalo-de-engenheiros.shtml http://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/o-verdadeiro-gargalo-na-formacao-de-engenheiros
Bases Matemáticas – Breve histórico do Curso (Esse texto está em construção!) O conceito do curso de Bases Matemáticas surgiu durante o processo de reestruturação do BC&T. Durante essa reestruturação a idéia de criar um primeiro trimestre diferenciado e de adaptação a universidade se mostrou necessário por diversas razões, dentre estas destaco: Alto índice de reprovações nas matérias do BC&T, em especial as dos trimestres iniciais; Grande disparidade de formações dos ingressantes no BC&T, uma das causas do elevado índice de reprovação; A transição do ensino médio para o ensino superior, que normalmente já apresenta suas dificuldades, vê essas dificuldades agravadas pela velocidade frenética do regime trimestral. Do ponto de vista mais restrito, os conhecimentos matemáticos que deveriam fazer parte a formação do Bacharel em Ciência e Tecnologia apresentavam algumas falhas que foram detectadas e sanadas. Desse modo um novo curso, Geometria Analítica, foi criado e os outros sofreram uma reorganização, buscando maior coerência e adequação, entre as disciplinas entre-si e entre as disciplinas e a carga horária. Extremamente importante para compreender essa reorganização, era o status do curso de FUV. Esse curso, uma espinha dorsal do BC&T, apresentava uma forte inadequação a trimestralidade. O tempo era exíguo e o […]